Som Nacarado
No corredor do metrô vi um homem. Uma perna dobrada contra a parede, um chapéu a sua frente com moedas. Tocava acordeom. As teclas brancas, a caixa nacarada. Guardei o seu olhar. Não era triste. Um sorriso mudo e civilizado nos lábios.
No corredor do metrô vi um homem. Uma perna dobrada contra a parede, um chapéu a sua frente com moedas. Tocava acordeom. As teclas brancas, a caixa nacarada. Guardei o seu olhar. Não era triste. Um sorriso mudo e civilizado nos lábios.
O titulo é de um filme antigo cujo cenário é o século XI. Eu escrevo aqui no Século XXI, hoje, dia 13 de agosto de 2018. Porque lembrei do filme Em Nome da Rosa? Havia um convento que guardava escondido de monges interessados em ler Aristóteles e demais filósofos da era grega, livros de…
Hoje, uma onda de mal estar me acometeu ao ler o jornal. O titulo da matéria, em letras garrafais, é “fronteiras do real”. Por exemplo: uma obra de Jeff Koons, artista contemporâneo, plantou suas esculturas gigantes de cachorrinhos metálicos em pontos do Central Park ( NY). “Eles são invisíveis para quem passa por lá.…
Criar uma crônica sobre o envelhecimento não é tarefa auspiciosa quando o mundo nos bombardeia informando que a fonte da juventude existe. Seu alvo preferido, as mulheres que, secularmente, são as que menos o aceitam.Refiro-me ao envelhecimento. Não a terceira idade. Aos idosos rotulados aos 60 como tal.O envelhecimento só tem como paralelo a juventude…
segunda-feira, mês de agosto: – “Bom dia, aqui Alice do consultório do dr. SJ”. Sou a sra. MD, bom dia”. Silencio do outro lado da linha! – “Por favor, eu tenho uma hora marcada com o dr. SJ para quarta feira as 17 horas, mas surgiu um imprevisto e não poderei comparecer”. – Sra.…
Lembranças Um vasinho de cerâmica quebrado, uma mascara de barro com olhos de vidro engraçada, dois potes de cristal azuis, um arranjo que lembra algo chinês, uma pedra, três fotos, dois porta – retratos. Muitos anos de vida em uma casa juntam muitas coisas guardadas por conta de alguma lembrança, mas que hoje não…
Todo domingo eu era obrigada a pedir a benção para tia Elsa. Ela era viúva e tinha uma filha. Espigada e amarelada como as paredes caiadas de sua casa, parecia sempre que ia desmaiar no momento seguinte. Tia Elsa era magra, quase elegante não fossem os ombros caídos e os pés grandes arrastados em…
I Volta Redonda é uma cidade próxima à porta do inferno, a fuligem penetrando pelas entranhas colore de cinza gente e casas. Os moradores deste purgatório trabalham na Siderúrgica Volta Redonda. Uns vieram de fora em busca de trabalho, mas Darci Neto – como seu pai Darci Filho e seu avô Darci Caruso eram…
Um cachorro labrador saciado dormia aos pés do dono. Numa das paredes do terraço que dava para a piscina, uma coleção inglesa de gravuras de barcos e navios. Um senhor de calça caqui, camisa de linho branco e sapatos marrons, incrivelmente lustrosos, parecia olhar para um ponto fixo, talvez o infinito. Na verdade observava…
Hoje acordei mais Rosa, separada de um leve preconceito contra, não a cor mas contra o estereotipado conceito – talvez – engendrado no mundo daqueles homens para quem tudo que está “enganado” na mulher é definido como rosa. (Não entendo porque a cor rosa está tão intimamente ligada a maneira de ser da mulher.…