Domingo Paulistano

São Paulo é deveras uma cidade cosmopolita em sua confusão grandiosa e irregularidades visíveis e invisíveis – que aqui não cabem serem mencionadas. A meu ver é uma cidade feia com seus prédios de alturas desiguais e arquitetura que   imita a arquitetura  grega, parisiense, turca ou indefinida na maioria das vezes.  Vai daí aos ultra…

Mar Vermelho

Os caminhos se abrem ao idoso pedir passagem! Fui atravessar a rua. Carros na descida, mão única. Eis que um dos carros para e me convida, com a mão a atravessar. Atrás, mais carros param. Depois de aceitar o convite, do outro lado da calçada, percebi que estava segurando o braço de uma filha fora…

M.

Sou atendida por M., um motorista de táxi com o qual me locomovo por São Paulo e peço: “por favor, vá buscar tal coisa na casa de fulana”, ou “por favor, leve-me para tal endereço”. É tradição mundial, entre motorista de taxi e passageiro, trocar opiniões sobre as manchetes do dia. E por assim ser,…

Erasmo

Mortes de pessoas públicas têm se sucedido e sobre este fato não sei definir, cristalinamente, o que sinto. Não chega a ser grave porque pode ser compreendido pela realidade de como a vida é. Uma sensação que flutua entre poderosa e menos poderosa. Não é agradável, incomoda. O mais próximo que chego é a uma…

A Queda

A QUEDA, título desta crônica, não falará sobre a queda do dólar, a queda dos ambiciosos, dos projetos climáticos, a desejada queda do Putim e tampouco sobre a queda de qualquer um dos dois presidenciáveis. Não falará da queda do terceiro Reich, da queda da intolerância, da colonização continuada, da queda do preconceito, da queda…

Somos Jurássicos

Fui com meus netos – no estado de passagem da adolescência para a idade adulta – assistir ao filme Jurassic Park. Lembro de ter levado meus filhos – no estado de passagem da criança para adolescência – para verem  o último dos três filmes sobre o mesmo tema. Ao final, enquanto descia, tropegamente,  as escadas…

Nem Mais Nem Menos

Hoje, estou com vontade de escrever uma crônica sobre mim mesma e o Outro. Eu sou nem mais nem menos importante do qualquer outro! Não sou nem mais nem menos inteligente. Nem mais nem menos gorda. Nem mais nem menos sedutora, nem mais nem menos instruída, nem mais nem menos intolerante, nem mais nem menos…

Um Mundo Surdo

Nada de revolucionariamente novo está acontecendo à minha volta, daí a dificuldade em escrever crônicas que não sejam repetitivas e chatas. Não é por falta de talento em escrevê-las e sim por falta de novos assuntos. Por isso o tema hoje é a surdez da humanidade. Tentei elaborar uma lista de tópicos que nos movem.…