Judeus de seis braços

Ao abrir meu e-mail na primeira hora da manhã em busca de uma inspiração para inserir nesse espaço, um artigo intitulado “JUDEUS DE SEIS BRAÇOS” chamou a atenção.

Para assegurar-me de que o conteúdo do artigo não era uma piada de mau gosto ou um artigo antissemita, fui ao Google à procura de Pilar Rahola, autora do texto.

Descobri  que ela é uma jornalista espanhola, católica, basca, musa do movimento separatista, polêmica e aparentemente “sem papas na língua” – chegou a “bater boca” com o ex rei da Espanha, Juan Carlos (que numa conferência disse para o presidente Maduro da Venezuela: “Por que no te callas?)

Fiquei em dúvida se exporia seu texto porque ele data de 2009, proferido no Fórum Global para Combate do Antissemitismo, em Jerusalém. Minha indagação logo se dissipou. Achei que o conteúdo continua sendo atualíssimo. Assim, quis dividi-lo com o leitor nesta página destinada a reflexões sobre temas presentes e continuamente debatidos.

O antissemitismo não é datado. Chega até nós através da História, bem antes do nascimento de Jesus. Porque ele existe não sei, mas afirmo que ele existe, veladamente ou não. As razões alegadas são inúmeras.

O que Pilar Rahola tem a dizer a respeito?